Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Letras Português - Campus Caraúbas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Letras-Português

 


Informações gerais

Seguindo a Resolução CONSEPE/UFERSA nº 003/2019, de 22 de outubro de 2019, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser elaborado pelo aluno de Letras-Português, sob a orientação de um(a) professor(a) que possua vínculo institucional com a UFERSA. O trabalho desenvolvido deverá abordar temas relacionados a estudos estéticos, culturais, da linguagem e didático-pedagógicos, resultando em uma monografia ou em um artigo científico (conforme proposição do Núcleo Docente Estruturante, na 2ª Reunião Extraordinária de 2021).

Para o desenvolvimento do TCC, o discente deve escolher uma temática intrinsecamente articulada com uma das áreas de formação do curso. O Projeto Pedagógico do Curso indica, para elaboração do TCC, duas grandes áreas.

a) Língua, Linguística e Ensino (Língua Portuguesa), incluindo-se práticas discursivas, linguística aplicada, aquisição e aprendizagem de língua materna, descrição e análise linguística e linguagem e tecnologia.

b) Literaturas (Comparada e de Expressão Portuguesa).

 

Para informações mais detalhadas, leia as  Diretrizes e orientações para elaboração dos TCCs

 


Procedimento

O procedimento para solicitar a sua matrícula na atividade TCC se inicia com a apreciação do seu projeto de pesquisa pelo Colegiado do curso. Para isso, preencha o formulário abaixo:

Formulário para pedido de apreciação de projeto de pesquisa

Modelo de carta de aceite do orientador

TEMPLATE – Projeto de Pesquisa

Tendo sido aprovado o seu projeto, a Coordenação realiza a sua matrícula na atividade TCC.

Concluída a escrita do TCC, deve-se solicitar o cadastro da banca examinadora, o que deve ser feito pelo(a) orientador(a) do seu TCC via SIGAA com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data da defesa. Os detalhes quanto ao cadastro da banca podem ser conferidos no tutorial a seguir:

 

Tutorial – Solicitação de Banca de TCC

 


Aos docentes

Abaixo você encontra um modelo de ata de defesa de TCC

Modelo de ata

 


Documentos para consulta

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 003/2019, de 22 de outubro de 2019

 


Orientações aos concluintes

5 de dezembro de 2017. Visualizações: 2781. Última modificação: 04/12/2023 11:08:09