Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Letras Português - Campus Caraúbas

Oficina de escrita criativa

Estudante, Eventos 8 de setembro de 2022. Visualizações: 306. Última modificação: 08/09/2022 09:07:49

A convite do curso de Letras-Português o escritor catarinense Demétrio Panarotto irá oferecer uma oficina de escrita literária. O curso será transmitido pelo Google Meet nas noites de 12, 19 e 26 de setembro. Terá vagas limitadas e é necessário realizar inscrição.

Inscrições via SIGAA ou QR code.

1. Título: Da imagem ao texto, do texto à imagem

2. Datas, ministrante e local de realização:
Datas: 12, 19 e 26 de setembro

Local: a distância, via Google Meet.
Ministrante: Demétrio Panarotto

3. Horário e carga horária:
Das 19h às 21h, três dias de setembro, totalizando 10 horas/aula.

4. Valor:
Gratuito.

4. Público alvo e número de vagas:
O curso é voltado especialmente para alunos de Letras da UFERSA e para o público externo, pessoas interessadas em as áreas como literatura, audiovisual e afins.
Vagas: 20 pessoas.

5. Objetivos:
– Fomentar o desenvolvimento da produção literária, a formação de público com visão crítica; a formação de redes sociais e culturais que viabilizem o intercâmbio e a divulgação das produções locais;
– Contribuir com um repertório de filmes e textos literários que alimentem o processo criativo;
– Discutir as relações entre poema e conto e entre texto e imagem.

6. Metodologia:
– O ponto de partida é propor uma questão teórica para, por meio dela, trabalhar com textos e imagens que auxiliem no processo de entendimento do jogo entre texto e imagem.

7. Cronograma:

– Dia 01: Conversa sobre a produção literária e cinematográfica contemporânea; questões acerca do conto; leitura de contos e exibição filmes (curtas); produção de exercícios de escrita.

– Dia 02: Leitura dos exercícios realizados entre um encontro e outro; uma retomada da conversa sobre literatura e cinema; questões acerca do poema; leitura de poemas e exibição de alguns filmes (curtas); exercícios de escrita.

– Dia 03: Leitura dos exercícios realizados entre um encontro e outro; retomada das questões sobre literatura e cinema; ênfase nos jogos de transição entre texto e imagem; leitura e exibição de filmes; exercícios de escrita visando à escrita de um conto ou de um poema.

8. Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O fim do poema. Trad. Sérgio Alcides. Cacto, São Paulo, n. 1, p. 14, 2002.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v. I).
______. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho, José Carlos Martins Barbosa. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras Escolhidas, v. II).
______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo Trad. José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v. III).
CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: 34, 1997.
______. A divina comédia dos Mutantes. Rio de Janeiro: 34, 1995.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa nova e outras bossas. São Paulo: Perspectiva,
1974.
____. Viva a Vaia (poesia 1949-1979). 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000
____. Música de Invenção. São Paulo : Perspectiva, 1998.
3
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo, Ática, 1985.
PERRONE, Charles A.. Trad. José Luiz Paulo Machado. Letras e Letras da MPB. Rio de Janeiro: Ele, 1988;
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Trad. José M. Mariani. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
______. O último leitor. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
______. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: ed. Contraponto, 2012.
______. O destino das imagens. Rio de Janeiro: ed. Contraponto, 2012.
REY, Marcos. O roteirista profissional. São Paulo: Ática, 2003.
ROCHA, Glauber. O século do cinema. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
______. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
______. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
______. Riverão Sussuarana. Rio de Janeiro: Record, 1977.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas.2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
ZÉ, Tom. Tropicalista lenta luta. São Paulo: Publifolha, 2003.

 

Oficina de escrita criativa_Demétrio Panarotto

Programa da Oficina Da imagem ao texto, do texto à imagem