Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Letras Português - Campus Caraúbas

VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Como parte da formação do curso de Letras-Português, o discente deve cumprir 200 horas de atividades complementares. Para apresentar suas atividades complementares, os discentes deverão digitalizar todos os seus certificados e cadastrá-los via SIGAA nos formatos .pdf.png ou .jpeg.

É importante observar todas as informações referentes aos tipos de atividades e seus limites de carga horária a serem aproveitadas, conforme a RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA nº 01/2008.

Destacam-se algumas orientações:

  • Somente serão aceitas atividades realizadas a partir do primeiro semestre em que o discente ingressou no curso.
  • É necessário anexar os documentos digitalizados no item correto, respeitando o limite máximo de horas disposto na Regimentação das Atividades Complementares (por exemplo, o aluno pode apresentar um certificado de monitoria com mais de 300 horas, mas só poderão ser aproveitadas 30 horas por semestre, até o máximo de 120 horas, seguindo a Resolução 001/2008).
  • Caso as cargas horárias máximas sejam desrespeitadas ou preenchidas de forma inadequada, o avaliador editará seu valor no sistema.
  • Considerando-se a Resolução CONSEPE/UFERSA  001/2008, que dispõe sobre aproveitamento de carga horária em atividades complementares, o Colegiado do curso de Letras-Português deliberou, na 2ª. Reunião Ordinária do ano de 2020, realizada no dia 21 de julho de 2020, pela consideração de atividades de monitoria em eventos científicos. No artigo 5º. da Resolução CONSEPE/UFERSA 001/2008, quando se definem critérios para o aproveitamento da carga horária, preveem-se até 40 horas em “Outras atividades técnicas, culturais e artísticas”. Dentro dessa categoria, o colegiado de curso decidiu que os alunos podem ter aproveitada metade da carga horária do certificado de participação como monitor em evento científico, desde que não ultrapassadas as 40 horas nessa categoria. Definiu-se, ainda, que, nesses casos, os alunos não poderão aproveitar as horas no mesmo evento na categoria participação como ouvinte em evento científico”, mas poderão aproveitar certificação de apresentação de trabalho no mesmo evento.

 

5 de dezembro de 2017. Visualizações: 1537. Última modificação: 16/09/2020 18:37:42