Letras Português - Campus Caraúbas

POÉTICAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS

Estudante, Eventos 12 de abril de 2023. Visualizações: 301. Última modificação: 18/04/2023 14:07:20

As literaturas indígenas emergem como um instrumento para contestar a tentativa de homogeneidade nacional, por meio de textos em que convergem diferentes gêneros literários, a palavra e a imagem, a escrita e a oralidade. Ao mesmo tempo, a escrita indígena, seja no âmbito da literatura ou do pensamento, possui também um sentido político, evocando as lutas de povos marginalizados, que, por seus meios de vida, cosmologias e pensamento, recuperam os laços entre o homem, o animal e a natureza. Assim, o evento “Poéticas Indígenas Contemporâneas”, promovido pelo grupo de pesquisa Limiares: Estudos de Literatura, Gênero e Interculturalidades, pretende ampliar o conhecimento sobre a literatura produzida por autores indígenas e suas reflexões, que têm se tornado proeminentes nas últimas décadas, mas que ainda são pouco abordadas nas escolas e nas universidades.

GIVANILDO MANOEL DA SILVA (GIVA)

Indígena de contexto urbano, Fulniô pela linhagem materna e Kariri-Tabajara pela paterna. Articulador da 1a Conferência Livre Popular de Indígenas do Contexto Urbano, fundador da TV Imbaú e articulista do Portal 247. Atua no movimento de Direitos Humanos e organizou o livro Desmilitarização da Polícia e da política: uma resposta que virá das ruas (Pueblo, 2015).

ELIENE PITAGUARY

Escritora indígena Pitaguary. membra e coordenadora nacional do Mulherio das Letras Indígenas, junto com outras indígenas de todo o Brasil. É mãe, avó, neta e bisneta de rezadeira e parteira indígena pitaguary. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação pela FACED-UFC, doutoranda em Ensino pela RENOEN-UFC e professora efetiva de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. É autora da coletânea Eu e a poesia (Premius, 2013) e de Rezadeiras: marcadores das africanidades no estudo pretagógico da reza e cura em quilombos de Caucaia (Imprece, 2020).

INGRID RIBEIRO

Indígena tremembé, Ingrid Ribeiro é licenciada em geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestranda em estudos da linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professora da educação básica do estado do Ceará. Escritora, colabora com o projeto Mulherio das Letras Indígenas, coordenado atualmente por Eliene Pitaguary.

EVANIR OLIVEIRA PINHEIRO (EVA POTIGUARA)

Eva é potiguara pela linhagem da avó paterna (RN) e tupinambá pela do avô materno (PB). Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro do Núcleo de Artes e Literatura de Portugal (NALAP), em Lisboa, e da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares (ALAMP). É poetisa, performista e contadora de histórias desde 2014. Atua como formadora no Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, onde é professora titular. Publicou Aby Ayala Membyra Nenhe’gara – Cânticos de uma filha da terra, em 2022, com prefácio de Eliane Potiguara e posfácio de Daniel Munduruku, e participou do álbum Guerreiras da ancestralidade (2022), do coletivo Mulherio das Letras Indígenas, do qual é articuladora.

Programação

Link para inscrições: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4597