Letras Português - Campus Caraúbas

ENADE 2021

Sem categoria 17 de setembro de 2021. Visualizações: 691. Última modificação: 01/10/2021 16:50:18

Discentes ingressantes e concluintes de Letras-Português participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) a ser aplicado no dia 14 de novembro de 2021.

Quem está habilitado?

a) ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021;

b) concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.

Os discentes que se enquadram em uma das situações acima devem concluir o seu cadastro na página oficial do Enade (tutorial de cadastro).

O que o Enade avalia?

Conforme Edital, publicado em 12 de julho de 2021, o Enade tem por objetivo avaliar os cursos e as IES a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação e é componente curricular obrigatório, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Como são avaliados os participantes?

Para os discentes, o Enade compõe-se dos seguintes instrumentos de avaliação obrigatórios:

• Prova: destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
  • Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES.

As provas do Enade 2021 terão duração total de quatro horas. As provas são compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas (com 10 questões, sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas), e uma parte de Componente Específico próprio da área de Letras (com 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha).

Disponibilizamos aqui provas anteriores do Enade:

Letras_Geral_2005_prova; Letras_Geral_2005_gabarito; Letras_Geral_2005_padrão_resposta

Letras_Geral_2008_prova; Letras_Geral_2008_gabarito; Letras_Geral_2008_padrão_resposta

Letras_Geral_2011_prova; Letras_Geral_2011_gabarito; Letras_Geral_2011_padrão_resposta

Letras_Port_2014_prova; Letras_Port_2014_gabarito; Letras_Port_2014_padrão_resposta

Letras_Port_2017_prova; Letras_Port_2017_gabarito; Letras_Port_2017_padrão_resposta

Que documentos regem a aplicação do Enade?

Recomendamos a leitura atenta do referido Edital. Recomendamos também a leitura das diretrizes de prova e componentes específicos da área de Letras Português (PORTARIA Nº 384 DE 23 DE AGOSTO DE 2021 – PORTARIA N 384 DE 23 DE AGOSTO DE 2021) e de formação geral (PORTARIA Nº 386 DE 23 DE AGOSTO DE 2021 – PORTARIA Nº 386 DE 23 DE AGOSTO DE 2021).

Para mais informações, contate a coordenação do nosso curso: letrasportugues.caraubas@ufersa.edu.br